Fe Fe Abertura ~ Bolsa de Valores
O nosso Blog é para comentar e analisar somente ativos que compõem o Indice Bovespa (Blue Chips) ações de primeira linha.Destina-se somente para informações de investidores, não constituindo oferta de compra ou venda de qualquer ativos.Lembrando que cada um é responsável por suas operações.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Abertura

Os principais mercados internacionais operam no campo negativo na sessão desta segunda-feira, apesar dos aparentes avanços com relação um acordo para se evitar o chamado abismo fiscal nos EUA, a partir de janeiro. Neste contexto Ibovespa futuro acompanha a tendência externa e também registra desvalorização.

O noticiário do final de semana renovou as expectativas de que um consenso seja atingido entre a Casa Branca e o Congresso nos EUA, após os republicanos mostrarem certa disposição em negociar um aumento dos impostos sobre os mais ricos em troca da ampliação de cortes em programas sociais. No entanto, investidores ainda têm dúvidas se a meta do presidente norte-americano, de alcançar um acordo antes do Natal, será alcançada.

Na agenda de divulgações norte-americana, hoje será informado o Índice de Produção de New York referente a dezembro e o Fluxo Líquido de Capitais de outubro. Na semana, destaque para a divulgação da segunda revisão do PIB do terceiro trimestre do país, na quinta-feira.

Na Europa, não há divulgação de indicares econômicos relevantes nesta segunda-feira. Na semana, os destaques são o índice IFO de expectativas para negócios da Alemanha de dezembro e as transações correntes da Zona do Euro em outubro, além da ata do Banco da Inglaterra (BoE), todos na quarta-feira. Na sexta, saem a confiança do consumidor alemão referente a janeiro e o PIB do Reino Unido no 3º tri/12.

Na China, o governo informou que reduzirá as tarifas sobre mais de 780 itens importados em 2013, com o intuito de impulsionar a demanda doméstica e promover a modernização industrial do país. De acordo com o Ministério das Finanças, serão reduzidas, principalmente, as tarifas sobre matérias-primas e bens intermediários, assim como alguns produtos de consumo. Vale destacar, entretanto, que as referidas reduções serão temporárias.

Por aqui, a Fundação Getúlio Vargas informou que a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor - Semanal (IPC-S) ficou em 0,73% na segunda quadrissemana de dezembro. No período anterior, encerrado em 7 de dezembro, a alta dos preços foi de 0,63%. Além disso, a instituição informou também que o IGP-10 de dezembro subiu 0,63% após cair 0,28% no mês anterior. Dos três indicadores que compõem ao IGP-10, o IPA-10 teve alta de 0,66% este mês, após cair 0,57% em novembro. Por sua vez, o IPC-10 apresentou avanço de 0,65% em dezembro, em comparação com a alta de 0,36% no mês passado. Enquanto isso, o INCC-10 teve taxa positiva de 0,36% ante alta 0,22% na mesma base de comparação.

Ainda na agenda de divulgações internas, o Bacen divulgou a Pesquisa Focus, com expectativas relevantes do mercado quanto aos indicadores da economia. Nesta semana, a expectativa para o crescimento do PIB ao final de 2012 foi reduzida, ao passar de 1,03% para 1,00%. Já a estimativa para a taxa de câmbio e para a Selic permaneceram estáveis em R$ 2,08 e 7,25%, respectivamente.

No encerramento da semana a situação do Ibovespa era de indefinição, com oscilações laterais, mas aparentemente formando a base necessária para a superação da reta de resistência de baixa que passa neste momento em 61.000 pontos e permitir a manutenção da trajetória ascendente na direção do topo formado em 63.428 pontos.

Lembramos que o Ibovespa é um índice, ou seja, reflete apenas o comportamento misturado das ações líderes.
Bom dia e bons negócios!

0 comentários:

Postar um comentário