A ALL Logística recebeu uma proposta
da Rumo Logística Operadora Multimodal S.A., com o objetivo de
combinar as atividades da ALL com a Rumo, mediante a incorporação das
ações de emissão da ALL pela Rumo.
A Proposta considera um valor de
referência para a ALL de R$ 6,95 bilhões, equivalente a um preço
implícito de R$ 10,184 por ação, e para a Rumo de R$ 4,0 bilhões, o que
corresponde a um preço implícito de R$ 3,90 por ação. Com a consumação
da Incorporação os acionistas da ALL passarão a deter 63,5% da nova
companhia e os acionistas da Rumo passarão a deter 36,5% da nova
companhia, podendo tal relação de troca ser ajustada em caso de
eventuais distribuições de recursos pela Rumo ou pela ALL aos seus
acionistas.
O Conselho de Administração da Nova
Companhia será composto por membros indicados pelos atuais signatários
do acordo de acionistas da ALL e atuais acionistas da Rumo, sendo a
maioria indicada pela Cosan S.A. Indústria e Comércio. A Proposta prevê
termos e condições usuais para este tipo de operação, incluindo a
necessidade de aprovação prévia por eventuais terceiros, incluindo o
Conselho Administrativo de Defesa Econômica - CADE e a Agência Nacional
de Transportes Terrestres - ANTT.
OPINIÃO
Positivo
para ambas. Em relação à ALL AMER PART, a combinação de negócios com a
Rumo significará o fim do impasse com a sócia Cosan (detentora de 50%
Rumo). Este impasse estava implicando em multas e litígios judiciais sob
a alegação de que a Companhia não estaria atendendo às condições de
contrato assinadas com a Rumo. Julgamos que o impasse societário
provavelmente dificultaria, futuramente, a participação da ALL AMER PART
na estratégia que o Governo está “desenhando” visando a reestruturação
do modal ferroviário brasileiro. Neste sentido, o fim do impasse
societário aliado ao maior porte da empresa que resultará da fusão
aumentam as possibilidades de busca de alternativas visando uma futura
capitalização para novos investimentos, bem como poderão aumentar o
poder de barganha para concorrer em futuras licitações de novos trechos.
Por
outro lado, cabe poderar que julgamos que a capitalização será fator
essencial para o êxito da “Nova Companhia” no formato proposto pela
Rumo, visto que o grau de alavancagem em capitais de terceiros da ALL é
bastante elevado. A dívida bruta da ALL (considerando dívida bancária,
debêntures e arrendamentos) em 30/09/13 se situou em R$ 9,428 bilhões e a
dívida líquida em R$ 7,087 bilhões, equivalentes a 4,24 vezes o EBITDA
anualizado.
O
valor de referência da ALL proposto para a combinação de negócio,
equivalente a R$ 10,184/ação, nos parece adequado, sendo bastante
próximo ao nosso preço justo de R$ 11,00/ação estimado para as ações da
Companhia.
A
operação é positiva também para a Cosan, que já havia tentado algumas
vezes (a última no ano passado) entrar no bloco de controle da ALL, mas
sem sucesso. Agora, a Cosan inclusive irá propor aos seus acionistas uma
cisão parcial de seus ativos para a criação da Cosan Logística, empresa
responsável pelo investimento na Rumo Logística, e Cosan Energia, que
abrigará os investimentos na Raízen, Comgás, Cosan Lubrificantes e
Radar. Essas duas companhias terão capital aberto e serão listadas no
Novo Mercado.
Além
disso, de acordo com os termos da Proposta, a Cosan será responsável
por indicar a maioria dos conselheiros da companhia combinada, que em
nossa visão já nasceria fortalecida. E, está sendo costurado um Acordo
de Acionistas que deverá incluir também o BNDES.
Caso
a proposta da Cosan seja aceita pelos acionistas da ALL, a nova
companhia se tornará o maior conglomerado dos setores agrícola e
logístico do País totalmente integrado, com conhecimento de cultivo e
acesso a malha ferroviária e aos portos, o que amplia o potencial de
crescimento. De outro lado, o volume de investimentos necessário para a
nova companhia representaria um desafio. Mas antes de buscar novos
projetos para investir, a direção da Cosan disse que o foco será na
renovação das concessões e nos gargalos atuais.
O
mercado reagiu bem à notícia, tendo os títulos da ALL AMER PART,
negociados com o código ALLL3 sendo negociados na Bovespa com alta
superior a 9% durante a maior parte do pregão. Em igual sentido, os
títulos da Cosan negociados com o código CSAN3 valorizaram mais de 4%.
por Adilson Silva
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