Fe Fe Fechamento dos Mercados ~ Bolsa de Valores
O nosso Blog é para comentar e analisar somente ativos que compõem o Indice Bovespa (Blue Chips) ações de primeira linha.Destina-se somente para informações de investidores, não constituindo oferta de compra ou venda de qualquer ativos.Lembrando que cada um é responsável por suas operações.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Fechamento dos Mercados

A maioria dos mercados internacionais registrou desvalorização na sessão desta sexta-feira, com as expectativas dos investidores relacionadas à reunião do G-20 em Moscou, a qual teve início hoje e terminará amanhã. Neste contexto, o Ibovespa acompanhou a tendência externa e encerrou a sessão aos 57.967 pontos, queda de 0,29%, puxado pela queda das suas principais blue chips.

No encontro entre os 20 ministros das principais economias do mundo, a questão da desvalorização cambial está no centro do debate, após a intenção declarada do Banco do Japão (BoJ) de desvalorizar o iene para ajudar a dar impulso à recuperação econômica do país. Neste contexto, a diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional, Christine Lagarde, afirmou hoje que as discussões sobre a suposta guerra cambial tomou proporções exageradas.

Nos EUA, apesar da agenda econômica ter trazidos indicadores acima das expectativas do mercado, os índices acionários também recuaram. O indicador Empire State Manufacturing, que mede o desempenho do setor manufatureiro na região de Nova York, passou de -7,8 em janeiro para 10,0 pontos neste mês. Enquanto isso, Índice de Confiança do consumidor de Michigan atingiu 76,3 pontos em fevereiro, acima do esperado pelo mercado (73,5 pontos).

No mercado acionário brasileiro a maior queda do Ibovespa foi da OGX Petróleo. Os papéis ON da petrolífera do grupo do empresário Eike Batista recuaram 6,49%, atingindo o menor patamar desde 2008.

Por outro lado, os papéis dos bancos foram os destaques de alta, diante da expectativa de alta da taxa básica de juros pelo Copom nas próximas reuniões do colegiado. Tal cenário se consolidou após o ministro da Fazenda, Guido Mantega, declar no encontro do G-20 que o câmbio no Brasil não é instrumento para controlar a inflação. De acordo com Mantega, o instrumento para conter a alta dos preços é o juro.

Destaques do Ibovespa: entre as ações que estão listadas no Índice Bovespa, as maiores altas foram: Itaúsa PN (+4,57%), ItauUnibanco PN (+4,55%) e Santander BR UNT (+4,16). Por outro lado as maiores quedas foram: OGX Petroleo ON (-6,22%), CCR ON (-4,43%) e BR Malls Par ON (-4,37%).

Bolsas americanas: às 17h48 o índice Dow Jones Industrial Average operava com baixa de 0,38%, aos 13.919 pontos. O Nasdaq Composite Índex operava com desvalorização de 0,42%, aos 3.185 pontos.

Bolsas europeias: o FTSE 100 fechou praticamente estável (+0,01%), para 6.328 pontos; em Paris, o CAC-40 terminou o dia aos 3.660 pontos, com recuo de 0,25% e o alemão DAX registrou desvalorização de 0,49%, aos 7.594 pontos.

Bolsas asiáticas: O índice Hang Seng obteve alta de 0,13%, para 23.445 pontos. O índice Kospi teve alta de 0,08%, para 1.981 pontos. Já o índice Nikkei recuou 1,18%, para 11.174 pontos. Não houve negociação na China, ainda em razão do feriado do Ano Novo Lunar.

0 comentários:

Postar um comentário