Fe Fe De Olho na Abertura da Bovespa ~ Bolsa de Valores
O nosso Blog é para comentar e analisar somente ativos que compõem o Indice Bovespa (Blue Chips) ações de primeira linha.Destina-se somente para informações de investidores, não constituindo oferta de compra ou venda de qualquer ativos.Lembrando que cada um é responsável por suas operações.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

De Olho na Abertura da Bovespa

O Ibovespa futuro opera em alta nesta manhã, acompanhando os principais mercados europeus, que sobem após as fortes perdas da véspera. O bom humor dos investidores europeus deve-se à divulgação do índice de confiança das empresas do país.
Na Alemanha, o Instituto IFO informou que o seu índice de confiança das empresas subiu pelo quarto mês seguido em fevereiro, para 107,4 pontos, de 104,3 pontos em janeiro. O resultado superou a estimativa média do mercado, de alta para 104,7 pontos, representando o maior avanço desde julho de 2010. Esse maior otimismo sugere que a economia alemã deverá se recuperar no primeiro trimestre deste ano.
Por outro lado, as estimativas da União Europeia para a variação do PIB na Zona do Euro neste ano foram reduzidas. Documento enviado hoje ao mercado indica que o bloco deve registrar, em 2013, o segundo ano seguido de contração. Estimativas da União Europeia (UE) apontam para uma retração de 0,3%, ante previsão anterior de +0,1%.
Nos EUA, a agenda econômica não reserva para esta sexta-feira a divulgação de indicadores relevantes. Os índices futuros das Bolsas de Nova York sobem também impulsionados pela melhora do índice alemão IFO. No entanto, a uma semana da vigência automática de cortes de gastos nas contas do governo dos Estados Unidos, os investidores podem elevar a cautela nos negócios.
Por aqui, o IBGE informou que inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - 15(IPCA-15) registrou alta de 0,68% em fevereiro, após subir 0,88% em janeiro. De acordo com a divulgação, as contas de energia elétrica ficaram 13,45% mais baratas na passagem de janeiro para fevereiro. O movimento fez o grupo Habitação registrar deflação de 2,17% neste mês, apesar dos aumentos nos gastos com aluguel (2,26%) e condomínio (1,33%). Por outro lado, o grupo Alimentação e Bebidas voltou a pressionar o indicador, passando de alta de 1,45% para 1,74%, na mesma base de comparação.
No âmbito corporativo, destaque para a OGX Petróleo. Ontem os papéis da petrolífera registraram forte valorização no final da sessão após rumores de que o empresário Eike Batista (controlador da companhia) poderá vender uma fatia da empresa a uma petrolífera asiática.
O objetivo representado pelo fundo formado em 55.125 pontos foi praticamente atingido e como o Ibovespa trabalha agora com o Indicador de Foca Relativa em níveis completamente oversold (15 neste momento) torna-se pouco provável que este suporte seja perdido sem prévia reação (até mais ou menos 57.500 pontos). Mesmo que um repique agora apenas abra espaço para futuras precipitações, a fim de caracterizar as divergências em relação aos indicadores técnicos, o atual nível de preço não parece adequado para novas operações de venda.
Lembramos que o Ibovespa é um índice, ou seja, reflete apenas o comportamento misturado das ações líderes.

Bom dia e bons negócios!

0 comentários:

Postar um comentário