Fe Fe De Olho na Abertura da Bovespa ~ Bolsa de Valores
O nosso Blog é para comentar e analisar somente ativos que compõem o Indice Bovespa (Blue Chips) ações de primeira linha.Destina-se somente para informações de investidores, não constituindo oferta de compra ou venda de qualquer ativos.Lembrando que cada um é responsável por suas operações.

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

De Olho na Abertura da Bovespa

A maioria dos mercados internacionais opera no campo negativo na última sessão da semana, puxada pela divulgação da Ata da última reunião de política monetária do Federal Reserve, o banco central norte-americano. O documento revelou que os diretores da autoridade monetária se mostraram divididos sobre quando interromper o programa de compra de ativos no valor de US$ 85 bilhões por mês. Alguns defendem que o programa, lançado com o intuito de impulsionar a economia do país, continue até o fim de 2013, enquanto outros querem que ele termine bem antes disso. Neste contexto o Ibovespa futuro acompanha a tendência externa e também registra queda neste momento.
Vale destacar, entretanto, que a divulgação dos dados do relatório do mercado de trabalho (payroll) norte-americano, às 11h30 (horário de Brasília) poderá influenciar os negócios. O relatório traz diversos indicadores para dezembro, como a taxa de desemprego e a criação de postos de trabalho. Além disso, destaque também para a divulgação dos pedidos à indústria do país referente a novembro, às 13h00.
Na Europa, de acordo com dados divulgados pela Markit Economics, a atividade econômica na Zona do Euro, medida pelo índice dos gerentes de compras (PMI), registrou contração (medição abaixo dos 50 pontos) pelo 11º mês consecutivo em dezembro. No entanto, o indicador subiu, ao passar de 46,5 pontos para 47,2 pontos, na comparação entre os dois últimos meses de 2012.
Na Alemanha, as vendas no varejo tiveram em novembro desempenho melhor que o esperado, segundo dados do Destatis. Na comparação com outubro, as vendas no varejo subiram 1,2%, com ajustes sazonais, pelo calendário e pela inflação, acima da previsão de alta de 0,8% dos analistas. O dado positivo de novembro quase contrabalançou a queda mensal de 1,3% registrada em outubro.
Por aqui, o IBGE divulgou a Pesquisa Industrial Mensal referente a novembro. O documento trouxe que a produção industrial caiu 0,6% ante outubro, na série com ajuste sazonal. Na comparação com novembro de 2011, a produção caiu 1,0%. Ainda sem a medição de dezembro, a produção da indústria acumula em 2012 queda de 2,6%.
Ainda na agenda de divulgações internas, a Fipe informou que o seu Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que mede a inflação na capital paulista, teve elevação de 5,10% no acumulado de 2012. No mês de dezembro, o indicador registrou elevação de 0,78%, resultado um pouco acima das nossas projeções (0,70%).
O Ibovespa atingiu a projeção representada pelo topo formado em 63.428 pontos, mas apresenta condições de estender os avanços até a reta de resistência (mais ou menos 66.400 pontos) que representa a trajetória descendente iniciada em março de 2012.
Lembramos que o Ibovespa é um índice, ou seja, reflete apenas o comportamento misturado das ações líderes.

0 comentários:

Postar um comentário