Fe Fe De Olho na Abertura da Bovespa ~ Bolsa de Valores
O nosso Blog é para comentar e analisar somente ativos que compõem o Indice Bovespa (Blue Chips) ações de primeira linha.Destina-se somente para informações de investidores, não constituindo oferta de compra ou venda de qualquer ativos.Lembrando que cada um é responsável por suas operações.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

De Olho na Abertura da Bovespa

Em dia de feriado nos EUA pelo Dia de Ação de Graças, a maioria dos mercados internacionais operam no campo positivo, impulsionada por dados positivos da atividade chinesa. A leitura preliminar de novembro sobre a atividade manufatureira na China mostrou expansão do setor pela primeira vez em 13 meses. De acordo com HSBC, o índice dos gerentes de compras (PMI) subiu para 50,4 pontos em novembro, ante leitura final de 49,5 pontos em outubro. Neste contexto, o Ibovespa futuro acompanha a tendência externa e também sobe.

Na Europa, o índice PMI composto da Zona do Euro também apresentou melhora ao subir para 45,8 pontos na leitura preliminar de novembro, ficando acima da previsão de manutenção da leitura final de outubro, a 45,7 pontos. Vale destacar, entretanto, que apesar da melhora o dado ficou abaixo da linha dos 50 pontos, indicando contração da atividade pelo décimo mês seguido. A abertura dos dados mostra que o PMI de serviços caiu à mínima em 40 meses, a 45,7, ante 46,0 pontos na mesma base de comparação, enquanto o PMI de manufatura subiu a 46,2 pontos, ante 45,4 pontos.

Ainda no velho continente, em leilão de títulos públicos realizado nesta manhã o Tesouro Espanhol vendeu 3,88 bilhões de euros em três bônus, volume superior ao teto da faixa pretendida, que ia de 2,5 bilhões de euros a 3,5 bilhões de euros. Os três tipos de papéis ofertados (com vencimentos em 2015, 2017 e 2021) registraram yield (retorno ao investidor) inferior as suas últimas ofertas.

Nos EUA, em função do feriado de Ação de Graças, não haverá pregão em Wall Street hoje e o volume de negócios tende a ser mais fraco ao redor do mundo. Ainda assim, os índices futuros das Bolsas de Nova York, sinalizam ganhos.

Por aqui, o IBGE informou que a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - 15 (IPCA-15) ficou em 0,54% em novembro, após atingir a taxa de 0,65% em outubro. O resultado veio praticamente em linha com as nossas expectativas (0,54%). Com isso, o IPCA-15 acumula taxas de 5,05% no ano e de 5,64% em 12 meses até novembro.

Além disso, a instituição também divulgou a Taxa de desocupação referente a outubro. O documento apontou que a taxa nas seis principais regiões metropolitanas do Brasil ficou em 5,3% no mês em questão. O rendimento médio real dos trabalhadores registrou variação positiva de 0,3% em outubro, ante setembro e aumento de 4,6% na comparação com outubro de 2011. O gerente da Pesquisa Mensal de Emprego, Cimar Azeredo, concede entrevista coletiva logo mais para comentar os resultados.

O Ibovespa atingiu a base da área de congestão em forma de triângulo e se retornar para o interior da figura (ou seja, ultrapassando 56.800 pontos), poderá anular a sinalização baixista verificada no rompimento. No entanto, até que consiga também superar a reta de baixa (58.500 pontos), não existirá expectativa de avanços importantes.

Lembramos que o Ibovespa é um índice, ou seja, reflete apenas o comportamento misturado das ações líderes.

Bom dia e bons negócios!

0 comentários:

Postar um comentário